Edições Anteriores



IV Simtec (2012)

O IV Simtec – Simpósio de Profissionais da Unicamp – foi realizado nos dias 6 e 7 de novembro de 2012, com cerca de 1.500 participantes.

O tema da quarta edição "Conhecimento e experiência: reconhecendo fronteiras e construindo pontes" buscou enfatizar a relação entre ciência e prática. Para essa relação, sugeriu o diálogo entre a produção do conhecimento e sua ação no cotidiano.

No IV Simtec foram oferecidas mais de 30 opções em minicursos, das mais variadas temáticas. Os mesmos foram realizados no período de 23 a 31 de outubro de 2012.

Visite o site



III Simtec (2010)

O III Simtec – Simpósio de Profissionais da Unicamp – foi realizado nos dias 25 e 26 de maio de 2010, com 1.762 inscritos e com uma programação intensa e de qualidade, fatores que colocaram o evento definitivamente dentro do calendário de atividades regulares da instituição. 

Nesta edição do Simpósio, a Comissão Organizadora optou por incorporar cinco eixos temáticos ao evento: 
- Administração e Gestão; 
- Exatas e Tecnológicas; 
- Ciências Humanas e Artes; 
- Áreas Médicas e Biológicas; 
- Desenvolvimento Humano e Qualidade de Vida. 

O III Simtec consolidou o evento, que cresceu em proporção e importância desde a sua primeira realização; apresentou e discutiu assuntos relacionados à administração e gestão por meio de projetos e experiências que promoveram soluções ou melhorias organizacionais, bem como abordou os aspectos de saúde física e psicológica, ambientais e sociais. Os pôsteres, contendo as iniciativas e projetos dos funcionários da Unicamp, foram expostos no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU). 

Visite o site



II Simtec (2008)

Entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2008, a Unicamp realizou um dos eventos mais aguardados. Inovador e com diversos atrativos, o II Simtec reuniu, durante três dias, centenas de projetos e ações institucionais desenvolvidos pelos profissionais da Universidade. Democrático e abrangente, o Simpósio permitiu que os funcionários de diversos níveis das carreiras pudessem expor suas ideias, por meio de seus projetos, independentemente da área, cargo ou função. Assim, o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os diversos órgãos pôde acontecer de forma efetiva. 

O evento representou a retomada, de forma atualizada, do I Simpósio dos Técnicos da Unicamp, realizado em 1997. A partir desta segunda edição, ele passou a ser chamado Simpósio de Profissionais da Unicamp, proporcionando uma maior participação dos funcionários da Universidade. Além disso, apresentou uma nova proposta de temário – interdisciplinar, voltada à apresentação e à discussão das tendências e experiências desenvolvidas pelos profissionais não docentes. 

Os trabalhos inscritos foram avaliados por uma Comissão Científica composta por profissionais com larga experiência acadêmica, pertencentes aos quadros da Unicamp. O evento contou com uma mesa-redonda e 11 palestras de especialistas nos três eixos temáticos propostos: Administração e Gestão; Projetos Institucionais no Desenvolvimento do Ensino, Pesquisa e Extensão; e Desenvolvimento Humano, Saúde e Qualidade de Vida. Foram 1.504 inscritos, 562 resumos aceitos e apresentados na sessão de pôsteres, e 25 cursos de curta duração, relacionados aos eixos temáticos do Simpósio, além de diversas apresentações culturais.

Visite o site



I Simtec (1997)

I Simtec – então denominado Simpósio de Técnicos de Apoio ao Ensino e à Pesquisa – foi realizado nos dias 23 e 24 de setembro de 1997. O evento contou com a presença de 904 participantes e 119 trabalhos apresentados. A organização do Simpósio registrou um público que, além de numericamente muito significativo, evidenciou o efetivo vínculo institucional e profissional com as atividades-fim da Unicamp. Ficou notório o grande interesse da comunidade acadêmica por acompanhar as dezenas de apresentações, ocorrendo um impacto bastante positivo entre os participantes e o público que assistiu ao Simpósio. 

As metas foram cumpridas, em grande parte, isto é, houve intercâmbio e atualização de conhecimentos entre as diversas áreas. E o evento permitiu que se repercutissem aspectos relacionados aos trabalhos dos técnicos e à agilização dos processos de reconhecimento institucional. As expectativas preliminares foram sobremaneira correspondidas.